Já fez LIKE no TVI Notícias?

Espanha: ex-vereador homenageado

Relacionados

Líderes políticos e populares convergem à câmara ardente de Isaías Carrasco

Representantes de todas as forças políticas bascas e nacionais e centenas de populares participaram este sábado numa concentração, em silêncio, em frente à autarquia de Arrasate, em homenagem ao ex-vereador Isaías Carrasco, assassinado pela ETA na sexta-feira, informa a Lusa.

Mais de meio milhar de pessoas participaram na concentração que decorreu em frente ao edifício onde está instalada a câmara ardente com os restos mortais do ex-vereador socialista, morto a tiro à porta de casa por um homem que lhe disparou pelo menos cinco tiros à queima-roupa.

PUB

Espanha: deputado do PSOE morre em atentado

Zapatero: «Destino da ETA é desaparecer»

A mulher e uma das filhas de Isaías Carrasco encabeçaram a cerimónia onde participaram várias individualidades políticas entre as quais a vice-presidente do governo, María Teresa Fernández de la Vega e o chefe do governo basco, Juan José Ibarretxe.

Representantes de todas as forças políticas da esquerda à direita passaram alguns momentos na capela ardente, devendo ainda estar presentes no funeral que decorre às 17h00 deste sábado, menos uma hora em Lisboa.

No interior repetiam-se as cenas de dor, com a família a ser saudada por centenas de pessoas, incluindo líderes políticos que viajaram de várias zonas de Espanha para as cerimónias fúnebres.

Votação em massa

Sandra Carasco, a filha do ex-vereador, apelou a que a solidariedade com a sua família seja expressa por uma participação em massa nas eleições de domingo em Espanha.

PUB

«Peço aos que queiram solidarizar-se com o meu pai e com a nossa dor que vão votar massivamente no domingo para dizer a esses assassinos que não vamos dar nem um só passo atrás», afirmou num encontro com jornalistas na autarquia de Arrasate, onde está instalada a capela ardente com os restos mortais do pai.

Vestida de negro e visivelmente emocionada, Sandra Carrasco leu um comunicado em que agradeceu «do coração» o apoio do povo de Arrasate e dos cidadãos «anónimos» que dirigiram à família nas últimas horas para transmitir «carinho, apoio e calor nestes momentos tão duros».

Terrorista disparou cinco balas

Investigações preliminares já permitem clarificar as circunstâncias do atentado de sexta-feira que levou à suspensão dos actos finais da campanha eleitoral e à aprovação de um comunicado conjunto de condenação de todas as forças com assento parlamentar.

Segundo a polícia o terrorista que assassinou Isaías Carrasco disparou cinco balas de calibre 0,9 milímetros, munição habitualmente usada pela ETA.

PUB

A forma como efectuou os disparos, levam a polícia a considerar que se trata de um «bom atirador», com disparos certeiros, muito juntos e sem se dispersarem, que esperou que Isaías Carrasco saísse de casa e entrasse no carro.

Nesse momento disparou cinco tiros através do pára-brisas e a uma distância de cerca de um metro e meio. Uma das balas atingiu o ex-vereador na cabeça, outra no pescoço, duas no abdómen e uma num braço.

As autoridades estão agora a procurar um homem de mais de 1,80 metros de altura, que terá possivelmente entrado com um companheiro desde o País Basco francês, fugindo depois do homicídio.

PUB

Relacionados

Últimas