Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bispa lésbica vai dirigir Igreja Anglicana de Los Angeles

A eleição vem adensar a discussão em torno da homossexualidade entre o clero anglicano, que já levou a cisões na igreja

A Diocese Episcopal Anglicana de Los Angeles elegeu uma mulher assumidamente lésbica para bispa assistente. A decisão, que deve ser aprovada agora pela igreja nacional vem avolumar a discussão em torno da homossexualidade entre o clero, que até já levou a cisões dentro da Igreja Anglicana a nível mundial.

A reverenda Canon Mary Glasspool, de 55 anos, de Baltimore, é a primeira religiosa gay assumida escolhida como bispa, desde Gene Robinson, em New Hampshire. Já em 2003, o ordenamento de Robinson causou uma profunda divisão na igreja. «Estou muito empolgada com o futuro de toda a Igreja Episcopal, e vejo a Diocese de Los Angeles mostrando o caminho do futuro», disse a bispa Glasspool, em declarações ao site da diocese, citada pela Agência Reuters.

PUB

A questão já levou algumas congregações a abandonar o foro Episcopal e formar uma facção rival nos Estados Unidos, que afirma congregar 100 mil membros. Igrejas anglicanas de África também cortaram relações com as dos Estados Unidos, por serem demasiado liberais.

Glasspool exerce funções na Igreja Anglicana há 27 anos, seguindo as pisadas do pai, que também foi padre Episcopal. Se sua eleição for ratificada a nível nacional, será ordenada bispa em Maio.

PUB

Últimas