Já fez LIKE no TVI Notícias?

EUA: mina não cumpria normas de segurança

A explosão provocou 25 mortos e há quatro desaparecidos

A mina de carvão que explodiu na terça-feira no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, e matou 25 trabalhadores, foi citada em mais de 600 violações de segurança e operação em menos de um ano e meio, avança a Associated Press.

Desta vez,pensa-se que a causa da explosão recai sobre a falta de um controlo no sistema de ventilação do gás metano.

PUB

Apenas no ano passado, a Massey Energy, dona da mina, foi multada em quase 1 milhão de dólares americanos por irregularidades nesta mina, mas, em contrapartida, a produção triplicou neste mesmo período, de acordo com os registos federais.

Menos de 24 horas depois da explosão, o presidente da Massey Energy, Don Blankenship, defendeu a companhia ao dizer que a mina não era mais perigosa do que tantas outras do mesmo tamanho, e que a empresa trabalha num negócio perigoso por natureza.

O chefe da secretaria e segurança no tempo de Clinton, J. Davitt McAteer, diz que não é bem assim, que há minas no país que operaram de forma segura por 20 anos, porque investem precisamente nas condições de segurança.

A Massey Energy é uma das maiores da região, com 40 explorações, o que lhe vale grande influência no plano económico e político.

Enquanto as investigações prosseguem,continua a busca pelos quatro mineiros ainda desaparecidos. Teme-se que estejam debaixo dos escombros. Ainda há uma esperança de que, milagrosamente, estejam vivos.

PUB

Últimas