Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cuba prepara-se para receber furacão

Relacionados

Tempestade tropical «Fay» vai tornar-se mais forte nas próximas horas e pode transformar-se em ciclone

As autoridades cubanas iniciaram este sábado medidas de vigilância hidrológica e de protecção para todas as províncias orientais do país face ao perigo das intensas chuvas, associadas à tormenta tropical «Fay», escreve a Lusa.

«A tempestade tropical Fay deverá deslocar-se pelos mares ao sul das províncias orientais cubanas durante as próximas 12 a 24 horas, com um possível fortalecimento gradual», refere hoje o boletim do Instituto de Meteorologia de Cuba, emitido às 17 horas (hora portuguesa).

PUB

O mesmo instituto alertou para chuvas fortes e trovoadas e aconselhou que «deve ser prestada maior atenção à evolução da tempestade durante a próximas 24 horas nas províncias desde Camaguey até Guantánamo».

A fase informativa (vigilância hidrológica e de protecção) para as provincias de Guantánamo, Santiago de Cuba, Granma, Holguin, Camaguey, Las Tunas e Ciego de Ávila, foi iniciada a partir das nove horas locais (14.00 em Lisboa).

Uma nota do Estado Maior Nacional da Defesa Civil refere que os orgãos de direcção dessas provincias devem incrementar a vigilância hidrológica e avaliar os níveis dos rios, assim como a possibilidade de a tempestade pôr em risco as populações e os recuros económicos.

Furacão Dolly ganha forças

EUA: tempestade passou a furacão

PUB

A companhia petrolífera Shell ordenou, entretanto, a retirada de 200 trabalhadores da suas plataformas no Golfo do México, face à possibilidade de a tempestade «Fay» se converter num ciclone nas próximas horas.

Fontes da empresa informaram que por enquanto ainda não foi ordenada a suspensão das actividades de extracção de crude nas plataformas petrolíferas do Golfo e que os funcionários retirados não são essenciais para o seu funcionamento.

O Centro de Furacões, com sede em Miami, informouque a tempestade poderá converter-se em ciclone nas próximas 36 horas.

No seu boletim das 16:00 (hora de Lisboa), o centro explicou que os governos da Jamaica e das ilhas Caimão emitiram uma advertência de tempestade enquanto o Governo de Cuba emitiu um aviso de perigo de furacão para as províncias de Camaguey, Ciego de Ávila e Sancti Spiritus.

Na República Dominicana, onde as chuvas associadas a esta tormenta já causaram um morto e dois desaparecidos, o Governo cancelou o aviso que tinha emitido, uma vez que «Fay» deixou de ser um perigo para esse país.

A tempestade tropical «Fay», a sexta da temporada de furacões no Atlântico, provocou fortes chuvas no Haiti e na Republica Dominicana prevendo-se que se converta em furacão antes de chegar a Cuba.

PUB

Relacionados

Últimas