Já fez LIKE no TVI Notícias?

México: três mortos em motim na prisão de Topo Chico

Motim, que provocou também 14 feridos, aconteceu na mesma prisão onde há quatro meses 49 presos tinham morrido em confrontos

Pelo menos três pessoas morreram na quarta-feira num motim na mesma prisão mexicana onde há quatro meses 52 presos tinham morrido em confrontos, informaram esta quinta-feira as autoridades.

No motim de quarta-feira na prisão de Topo Chico ficaram ainda feridas 14 pessoas, incluindo quatro em estado grave, disse o secretário do interior do estado de Nuevo Leon (norte do México), Manuel Gonzalez. Nenhum dos guardas prisionais ficou ferido, acrescentou.

PUB

De acordo com a agência EFE, o mesmo responsável disse numa conferência de imprensa na noite de quarta-feira que a situação "estava sob controlo".

O confronto em fevereiro envolveu líderes rivais do cartel de drogas "Los Zetas", que lutaram pelo controlo da prisão.

Dias depois dos motins, as autoridades passaram em revista as celas e encontraram artigos de luxo, desde aquários a televisões LCD, saunas portáteis e mesmo um bar.

As prisões mexicanas têm sido afetadas por vários confrontos e fugas nos anos recentes. Em fevereiro de 2012, 44 presos morreram e outros 30 fugiram durante um motim noutra prisão do mesmo estado.

Em abril, a comissão nacional para os direitos humanos divulgou um relatório que indica que 71 prisões estatais são controladas pelos próprios presos.

O Presidente do México, Enrique Peña Nieto, prometeu reformar o sistema prisional do país depois de o barão da droga Joaquin "El Chapo" Guzman ter escapado de uma prisão de máxima segurança em julho de 2015. Guzman foi recapturado em janeiro.

PUB

Últimas