Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bush quer fundo para mudar regime em Cuba

Relacionados

Presidente dos EUA diz que o país de Fidel é um «gulag tropical»

Bush, pediu esta quarta-feira a criação de um fundo internacional para agilizar a «transição democrática» em Cuba e ofereceu incentivos, como bolsas de estudos e computadores, caso ocorra uma mudança de regime.

Em discurso, citado por várias agências noticiosas, Bush tentou convencer a comunidade internacional, os cubanos que moram na ilha e os que vivem em Miami de que é urgente uma mudança de regime no país. «A vida não ficará melhor para os cubanos sob o sistema de Governo actual, nem com a troca de um ditador por outro. E não melhorará se concordarmos com a nova tirania em nome da estabilidade», disse Bush perante os líderes republicanos do Congresso e embaixadores latino-americanos.

PUB

Em resposta, o ministro das Relações Exteriores de Cuba, Felipe Pérez Roque, disse que as palavras de Bush constituem um «acto irresponsável» e também evocam o uso da força para conseguir o fim da revolução.

Bush discursou no Departamento de Estado, o mesmo local onde o presidente John F. Kennedy falou do embargo e anunciou o fim da crise dos mísseis em 1962.

O presidente americano disse que o objectivo do chamado Fundo de Liberdade para Cuba é ajudar na reconstrução económica e na transformação democrática do país, mas apenas se o Governo de Havana garantir liberdades fundamentais e eleições livres e pluralistas.

Bush disse que os secretários Condoleezza Rice (Estado) e Carlos Gutierrez (Comércio) tentarão obter apoio internacional para a iniciativa.

Ao lado de familiares de presos políticos, Bush disse que os EUA «manterão o embargo até que mude a ditadura». No entanto, o Governo americano permitirá que ONGs e grupos religiosos doem computadores à ilha se Havana «eliminar as restrições de acesso à Internet».

PUB

O presidente americano também ofereceu bolsas de estudos para jovens americanos de famílias que «sofrem opressão», se o Governo cubano permitir que eles «participem livremente». «O paraíso socialista é um gulag tropical», afirmou Bush, em alusão aos campos de concentração da antiga União Soviética.

O presidente dos EUA exigiu novamente a libertação de todos os presos políticos da ilha. Também afirmou que as autoridades cubanas utilizaram o embargo como pretexto.

No discurso, que foi transmitido para Cuba pela Rádio e Televisão Martí, Bush pediu aos líderes militares cubanos para apoiarem o «desejo de democracia» do povo da ilha. «Há um espaço para vocês numa Cuba livre», afirmou.

PUB

Relacionados

Últimas