Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Confiança» na revolução cubana

PCP e Partido Comunista de Espanha (PCE) respeitam renúncia do líder histórico de Cuba

Os líderes do PCP e do Partido Comunista de Espanha (PCE) afirmaram esta terça-feira o seu respeito pela renúncia do líder histórico de Cuba, Fidel Castro, e manifestaram a sua «confiança» na revolução cubana, escreve a Lusa.

«É uma decisão soberana, livre do próprio Fidel, do partido comunista e do povo cubanos, é uma afirmação de soberania», afirmou Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, no final de um encontro com Francisco Frutos, líder do PCE, na sede nacional dos comunistas, em Lisboa.

PUB

Fidel Castro sai de cena

Cuba sem Fidel... E agora?

O secretário-geral dos comunistas portugueses manifestou a solidariedade do PCP com Fidel, pelo papel que «teve e tem» na revolução cubana, sem esquecer «o papel do povo».

«Aqueles que confiam que estes processos estão apenas dependentes de um só homem, independentemente do seu valor, enganam-se. Tenho confiança que o povo cubano é capaz de continuar a senda da construção de uma sociedade mais justa», afirmou Jerónimo de Sousa.

«É um problema de Cuba, que os cubanos irão resolver e bem, como sempre. Respeitaremos a posição que tomarem, como sempre. Como continuaremos a mostrar a nossa solidariedade para com o povo e a revolução cubana», disse, por seu turno, Francisco Frutos.

Fidel Castro renunciou à Presidência do Conselho de Estado de Cuba, anunciou esta terça-feira o diário oficial Granma na sua edição «online».

«Não aspiro, nem aceitarei - repito - não aspiro, nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e de comandante-em-chefe», escreveu Fidel Castro, 81 anos, afastado oficialmente do poder há cerca de 19 meses, devido a doença.

PUB

Últimas