Já fez LIKE no TVI Notícias?

Paraguai: um milhão de hectares de floresta ardida

Relacionados

Mais de 40 mil pessoas foram afectadas. Brasil já mandou aviões para ajudar

Os incêndios das últimas quatro semanas no Paraguai causaram já 40 mil sinistrados, estando sexta-feira 170 fogos activos no Noroeste, tendo ardido mais de um milhão de hectares de floresta, revelou a Secretaria de Emergência Nacional.

O governo brasileiro enviou quatro aviões cisterna, desde o início de Setembro, que se juntaram aos helicópteros da Força Aérea paraguaia para o combate às chamas dos incêndios florestais que lavram o país.

PUB

A Venezuela disponibilizou dois helicópteros militares e ajuda monetária no valor de mais de um milhão de dólares, que entregou à Secretaria de Emergência Nacional.

A União Europeia por seu lado anunciou, em Assunção, que o organismo entregará ao governo do Paraguai ajuda no valor de um milhão e meio de dólares para apoio às comunidades indígenas e agricultores, que ficaram com os seus bens reduzidos a cinzas.

A ajuda europeia será canalizada através do Departamento de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia e consistirá na distribuição de alimentos, materiais para a construção de alojamentos temporários, assistência médica e o restabelecimento de água potável.

A «grande dimensão dos incêndios no Paraguai» levou o presidente, Nicanor Duarte, a declarar a 12 de Setembro, o estado de emergência nacional, com a duração inicial de 60 dias.

Os incêndios foram motivados, em grande parte, por agricultores que fazem queimadas, com o objectivo de limpar e fertilizar os seus terrenos, e já levaram as autoridades locais a deter mais de dez pessoas.

PUB

Relacionados

Últimas