Já fez LIKE no TVI Notícias?

Imagens inéditas de Hitler e campos de concentração

Relacionados

Fotografias publicadas no New York Times terão sido tiradas por fotojornalista da época

O «New York Times» revelou na terça-feira fotografias inéditas feitas na segunda Guerra Mundial nas quais aparecem Adolf Hitler e prisioneiros de um campo de concentração, escreve a Lusa.

O misterioso álbum de fotografias, ao qual o jornal norte-americano teve acesso, foi descoberto em Nova Iorque. O proprietário é até agora desconhecido e suspeita-se que o autor seja um fotojornalista austríaco falecido em 1993.

PUB

De acordo com o NYT, o álbum de fotografias chegou às mãos dos jornalistas através de um «homem da indústria da moda que trabalha em Manhattan» e que prefere permanecer no anonimato.

As fotografias, a preto e branco, não têm qualquer referência de datas e locais, mas revelam imagens inéditas de Adolf Hitler, de soldados nazis e pessoas detidas em campos de concentração.

A proximidade das pessoas retratadas indiciava que o autor tinha acesso livre tanto aos agentes de Hitler como aos campos de concentração, por isso o jornal lançou um repto para que os leitores ajudassem a identificar as fotografias agora descobertas.

Segundo avança o «El País», uma leitora alemã já terá indicado que se tratam de imagens de Franz Krieger, um fotojornalista de Salzburgo. A mulher, historiadora, terá informado que Krieger fotografou «os prisioneiros de guerra russos» no campo de concentração de Minsk e até captou imagens do «ditador alemão», no Verão de 1941.

Judith Cohen, do Museu do Holocausto nos Estados Unidos, já tinha afirmado ao NYT que este conjunto de fotografias se destacava pela qualidade das imagens, feitas «claramente por um profissional que sabia o que estava a fazer», e que possivelmente fazia parte do corpo de propaganda de Hitler.

PUB

Relacionados

Últimas