Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bebé morre após tomar suplemento de vitamina D

Recém-nascido, com apenas dez dias, sofreu uma paragem cardiorrespiratória. Autoridades francesas suspenderam venda do "Uvesterol D"

Um bebé com apenas dez dias morreu, no passado dia 21 de dezembro, em França, após a toma de um suplemento de vitamina D. 

O recém-nascido, segundo a France Presse (AFP), que cita um documento do regulador francês, a Agência Nacional de Segurança do Medicamento (ANSM), datado de 30 de dezembro, morreu na sequência de uma paragem cardiorrespiratória após tomar "Uvesterol D", suplemento comercializado pelos laboratórios Crinex.

PUB

A venda deste suplemento foi suspensa em França, como "medida de precaução", anunciaram as autoridades nesta quarta-feira, depois de terem encontrado "uma provável ligação entre a morte e a administração de Uvesterol D".

A notícia da morte do bebé só agora foi divulgada.

A ANSM esclarece, no entanto, que os suplementos de vitamina D (administrados nos primeiros tempos de vida para prevenir, essencialmente, o raquitismo) continuam a ser seguros para as crianças e que o problema estará neste suplemento em questão e no seu modo de utilização, através de uma espécie de seringa.

Também a ministra francesa da Saúde, Marisol Touraine, veio a público dizer que as crianças não estão em perigo por tomarem suplementos de vitamina D, uma vez que "é o modo específico como o Uvesterol D é administrado que pressupõe riscos".

Marisol Touraine prometeu "informações [mais] transparentes, objetivas e confiáveis” a curto prazo e, até lá, pediu aos pais, “como medida de precaução”, para não darem especificamente o Uvesterol D.

PUB

Últimas