Já fez LIKE no TVI Notícias?

G14: Sarkozy quer G8 mais potências emergentes

Relacionados

Presidente francês apoiado pelo brasileiro defende que a representatividade do grupo dos oito países mais ricos do Mundo é insuficiente

O presidente francês, apoiado pelo Brasil, defende a institucionalização do Grupo dos 14 países mais ricos do Mundo (G14) «o mais rápido possível». Sarkozy quer assim juntar o G8 às grandes potências emergentes, por considerar que a representatividade dos oitos países mais ricos do Mundo já não é suficiente.

«Com o presidente (brasileiro) Lula, manifestámos a nossa vontade de fazer evoluir o G8, não que o G8 tenha deixado de ser útil, mas claramente a representatividade do G8 não é suficiente» para responder aos grandes desafios, declarou Sarkozy durante uma conferência de imprensa, citado pelas agências internacionais.

PUB

«Existe um G8, um G5, um G6. Com Lula, propomos que o mais rápido possível juntemos os dois grupos num G14», acrescentou Sarkozy.

O presidente francês considera «ilógico» que as grandes potências emergentes não estejam mais associadas à procura conjunta de soluções para os grandes problemas mundiais.

«Não vejo como poderemos convencer um país de mais de um bilhão de habitantes, como a Índia, a assumir sua parte na luta contra a mudança climática se a convidamos, apenas, para o final da cúpula, para pagar a conta», acrescentou Sarkozy.

PUB

Relacionados

Últimas