Já fez LIKE no TVI Notícias?

Marine Le Pen julgada por comentários “antimuçulmanos”

Durante uma ação de campanha, em 2010, Le Pen comparou a "ocupação" de algumas ruas francesas por muçulmanos durante a altura das orações à ocupação nazi na segunda guerra mundial

Le Pen já criticou a decisão do gabinete do procurador, afirmando que a justiça está mais preocupada em processar quem denuncia os comportamentos ilegais "dos fundamentalistas", do que quem os pratica.

A líder do partido de extrema-direita francês Frente Nacional, Marine Le Pen, vai ser julgada por alegados comentários “antimuçulmanos” e incitação à discriminação religiosa anunciou o gabinete do procurador, esta terça-feira.

Segundo a agência Reuters, durante uma ação de campanha em Lyon, em 2010, Le Pen comparou a "ocupação" de algumas ruas francesas por muçulmanos durante a altura das orações – quando as mesquitas estão cheias – à ocupação nazi, durante a segunda guerra mundial.  

“Peço desculpa, mas para os que gostam de falar da segunda guerra mundial, se estamos a falar sobre a ocupação, podemos falar sobre isso (orações nas ruas), porque é claramente uma ocupação do território. (…) É uma ocupação de secções do território, de bairros onde a lei religiosa se aplica, é uma ocupação. Não há tanques, nem soldados, mas é uma ocupação de qualquer forma, e pesa sobre as pessoas”, disse.

PUB

 “É um escândalo que uma líder política possa ser processada por expressar as suas crenças. Aqueles que denunciam o comportamento ilegal dos fundamentalistas têm maior probabilidade de ser processados do que os que se comportam ilegalmente”, disse.

O julgamento, que vai decorrer a 20 de outubro, chega menos de dois menos antes das eleições regionais no norte da França, onde o partido de Le Pen é visto como favorito à vitória.

PUB

Últimas