Já fez LIKE no TVI Notícias?

Separatistas afirmam ter abatido dois aviões espiões

Relacionados

Geórgia: forças de defesa anti-aérea destruíram dois aparelhos não pilotados

As forças de defesa anti-aérea da Abkházia abateram dois aviões não pilotados georgianos, informaram os dirigentes desta república separatista da Geórgia, cujas autoridades em Tbilissi não confirmam a notícia.

«Um avião espião georgiano foi abatido sobre o território da Abkházia pelas forças de defesa anti-aérea abkhaze. O avião despenhou-se no território da região de Galski», anunciou o ministério da Defesa da Abkházia.

PUB

Mais tarde, a agência russa Interfax, citando as autoridades abkhazes, informou que a defesa anti-aérea abkhaze tinha abatido um segundo avião não pilotado georgiano.

No entanto, o Ministério da Defesa da Geórgia diz «não dispor de informação sobre o derrube de algum aparelho não pilotado georgiano».

O último incidente do género ocorreu em 20 de Abril, quando a Geórgia acusou a Rússia de ter abatido um avião não pilotado georgiano no céu da Abkházia. Moscovo declarou, então, nada ter a ver com essa operação militar e que o aparelho tinha sido abatida pela força aérea abkhaze.

Garri Kupalba, vice-ministro da Defesa da Abkházia, considerou esses incidentes mais um sinal de que Tbilissi tenciona iniciar uma operação militar contra a região separatista nos próximos dias.

«O Ministério da Defesa da Abkházia dispõe de dados fidedignos de que a Geórgia prepara uma invasão armada da Abkházia», declarou Kupalba, sublinhando que «essa operação foi preparada em conjunto com especialistas militares estrangeiros que se dedicam à reforma e rearmamento do exército georgiano».

O ministro da Defesa da Abkházia, Merab Kichmaria, afirma que a Geórgia concentrou na fronteira com a Abkházia «7.500 militares georgianos, três mil dos quais, em caso de início da operação militar contra a Abkházia, tencionam ocupar a garganta de Kodorski».

Segundo ele, Tbilisi concentrou também junto da fronteira «armamento pesado: tanques e outros blindados».

PUB

Relacionados

Últimas