Já fez LIKE no TVI Notícias?

Raide aéreo mata 15 crianças e duas mulheres numa escola síria

Estavam escondidas num estabelecimento de ensino na cidade de Arbine, Ghouta oriental. Não escaparam aos constantes bombardeamentos, apoiados pelos aviões russos

Nem as escolas escapam ao massacre de Goutha Oriental, que não dá tréguas. Quinze crianças e duas mulheres morreram, esta segunda-feira, num raide aéreo das forças governamentais. Precisamente na escola onde estavam escondidas, na cidade de Arbine. A denúncia é feita pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Esta cidade, próxima da capital, Damasco, continua ocupada pelos rebeldes que ainda permanecem em Ghouta oriental, apesar de o regime do Presidente Bashar al Assad manter contra aquele antigo bastião uma forte ofensiva militar particularmente violenta e mortal, com constantes bombardeamentos e apoiada pelos aviões russos.

PUB

Assad visitou a região precisamente esta segunda-feira e felicitou as tropas do regime:

O povo de Damasco agradece-vos por protegerem a cidade e vão lembrar-se disto durante décadas, ou até mesmo gerações. Esta batalha tem sido maior que a Síria. Vocês lutam a favor do mundo inteiro. Por cada bala que disparam contra um terrorista, vocês mudam o equilíbrio do mundo"

Este fenómeno de propaganda presidencial coincide com o forte êxodo da população que se tem verificado nos últimos dias.

Esta região da Síria vive uma grave situação humanitária. Depois de um mês de intensos confrontos, o exército recuperou o controlo de mais de 80% da região, mas isto à custa de um pesado balanço de baixas. Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, já morreram 1.400 civis, 300 dos quais crianças.

PUB

Últimas