Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cientista de 15 anos eleita a primeira 'Criança do ano' pela Time

Gitanjali Rao destacou-se aos 11 anos quando criou um dispositivo que deteta níveis de chumbo na água. Menina foi escolhida entre 5.000 candidatos nos EUA

Com apenas 15 anos, Gitanjali Rao acaba de conquistar uma importante distinção: a menina foi nomeada ‘Criança do ano’, um título recém-criado pela revista Time.

Rao destacou-se aos 11 anos quando criou um dispositivo que deteta níveis de chumbo na água, um desafio na altura patrocinado pela Discovery em parceria com a multinacional americana 3M e cujo objetivo é encontrar jovens promessas entre os estudantes do ensino fundamental dos Estados Unidos.

PUB

O projeto, segundo a menina, foi inspirado na crise hídrica da cidade de Flint, no Michigan, entre 2014 e 2015, em que o sistema de água estava altamente contaminado por chumbo. Mais de 80 casos de contaminação foram detetados na população, principalmente em crianças, e 12 pessoas acabaram mesmo por morrer.

O dispositivo que deteta a contaminação recebeu o nome de Tethys, deus grego da água, e demorou cinco meses a ser desenvolvido.

Após a distinção, Rao disse que espera agora poder inspirar outras pessoas a pensar em ideias para “resolver os problemas do mundo”.

Desde essa altura, outras invenções suas ganharam fama. Entre elas, destacam-se sistemas pensados para diminuir os índices de contaminação nas águas consumidas pelas populações dos países mais pobres e até uma aplicação que reúne as melhores formas de lutar contra o cyberbullying.

PUB

Numa conversa com a atriz e ativista humanitária Angelina Jolie, Gitanjali revelou não se ver no papel de “um cientista típico”.

Tudo o que vejo na televisão é que os cientistas são mais velhos”, contou.

Mas a mensagem que eu quero passar é a de que, se eu posso fazer isto, você pode fazer isto e qualquer pessoa o pode fazer”, afirmou Rao.

Gitanjali foi escolhida entre 5.000 indicados nos Estados Unidos, que foram reduzidos a cinco finalistas.

PUB

Últimas