Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tsipras já apresentou novas propostas gregas

Primeiro-ministro grego falou telefonicamente com Merkel, Hollande e Juncker

Esta segunda-feira vive-se uma data-chave para Grécia e zona euro com uma cimeira extraordinária em Bruxelas, com todos os olhos estão postos na chanceler da Alemanha perante o risco de Atenas entrar em incumprimento e sair da moeda única.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, apresentou este domingo novas propostas gregas, tendo em vista "um acordo benéfico mútuo", aos responsáveis da Alemanha, França e ao presidente da Comissão Europeia, anunciou o seu gabinete de comunicação.

As propostas foram apresentadas durante conversas telefónicas de Alexis Tsipras com a chanceler alemã, Angela Merkel, o Presidente francês, François Hollande, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

D e acordo com o comunicado, o acordo "deverá trazer uma solução definitiva e não provisória" para a Grécia, sem precisar se as propostas feitas são novas, como desejam os seus credores.

As propostas foram apresentadas antes da reunião da zona euro, que decorre na segunda-feira.

PUB

Soube-se, entretanto, que Jean-Claude Juncker e  Alexis Tsipras, se vão encontrar antes da cimeira extraordinária da zona euro para discutir uma solução para a Grécia, que corre o risco de entrar em incumprimento. A notícia está a ser avançada pela France Presse (AFP), que cita uma fonte diplomática. A mesma fonte acrescentou que os dois líderes tiveram várias conversações via telefone durante este fim de semana.

A AFP diz ainda que também está prevista uma reunião extraordinária do Conselho de Governadores do Banco Central Europeu (BCE) na segunda-feira para discutir um possível reforço da linha de emergência de liquidez para os bancos da Grécia.  

"Não há tempo a perder" nas negociações

O Presidente francês, François Hollande, afirmou este domingo que nas negociações entre os credores internacionais e o Governo grego "não há tempo a perder" porque, sublinhou, "cada segundo tem a sua importância".

"Sobre a questão da Grécia, não há tempo a perder. Cada segundo tem a sua importância", afirmou Hollande, num encontro com os media em conjunto com o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, com quem manteve previamente um encontro bilateral no norte de Milão.

PUB

As suas palavras foram secundadas pelo chefe do Governo italiano, que também instou Atenas a fazer um esforço.

Comissão Europeia trabalha sobre "novas propostas"

A Comissão Europeia confirmou hoje que está a trabalhar sobre as “novas propostas” para conseguir que a Grécia alcance um acordo com os credores internacionais na cimeira extraordinária de segunda-feira em Bruxelas.

“O trabalho sobre novas propostas está em marcha”, disse à agência EFE uma fonte diplomática, esclarecendo que, “não obstante, até este momento não foram ainda apresentadas novas propostas”.

Atenções voltadas para Angela Merkel

A semana passada, depois de cinco meses de negociações, o Eurogrupo foi novamente incapaz de chegar a um acordo com a Grécia que permita libertar a tranche de 7,2 mil milhões de euros tão necessária aos cofres públicos helénicos.

Perante mais uma reunião inconclusiva dos ministros das Finanças da zona euro, e a poucos dias de expirar o atual programa de resgate e a data limite para Atenas pagar 1,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional, ambos a 30 de junho, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, convocou uma cimeira da zona euro para esta segunda-feira.

PUB

Últimas