Já fez LIKE no TVI Notícias?

Indonésia: vítimas de gripe aviária aumenta para 91

Relacionados

Homem de 31 anos morreu vítima de gripe aviária

Um homem de 31 anos morreu terça-feira na Indonésia vítima de gripe aviária, elevando para 91 o número de mortos no país infectados com o vírus H5N1, anunciou hoje o Ministério da Saúde em Jacarta, citado pela agência Lusa.

Dois testes confirmaram que a vítima, originária da ilha de Samatra, era portadora do vírus H5N1, a estirpe mais patogénica da gripe aviária.

PUB

«Os dois testes deram positivo», disse à AFP um responsável do centro de informação sobre a gripe aviária (uma divisão do Ministério da Saúde), Daswir Nurdin, acrescentando que o número de casos detectados de gripe aviária ronda os 113, dos quais 91 acabaram por ser fatais.

A vítima, cuja identidade não foi revelada, ficou doente a 31 de Outubro, e morreu dias depois de ter dado entrada no hospital da localidade de Pekanbaru (centro de Samatra), desconhecendo-se se esteve em contacto com aves infectadas, o principal meio de transmissão da doença aos humanos.

Trata-se da segunda morte causada por gripe aviária registada desde o início deste mês, após uma outra que vitimou uma mulher de 30 anos nos arredores de Jacarta.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Indonésia registou desde o início de 2005, mais de metade das mortes causadas em todo o mundo por contágio com o vírus H5N1, que se propagou para 31 das 33 províncias.

Apesar do lançamento de uma campanha oficial para o abate de aves em Janeiro de 2007, na região de Jacarta, muitos habitantes continuam reticentes em fazê-lo.

Além de ser o país mais afectado pela gripe aviária, o arquipélago da Indonésia é também o único teritório onde já está confirmada a propagação da doença entre humanos.

PUB

Relacionados

Últimas