Já fez LIKE no TVI Notícias?

Israel lança ofensiva terrestre em Gaza

Hamas diz que Estado Judaico vai pagar um «pesado tributo» por esta operação

Última actualização às 12h08 de domingo

Israel iniciou a ofensiva terrestre na Faixa de Gaza. Horas depois do início dos confrontos, Israel diz ter morto dezenas de militantes do Hamas e admite que 30 militares israelitas ficaram feridos.

PUB

Israel bombardeia centro da cidade de Gaza

Esta operação acontece num dia que começou com fogo de artilharia e com novos ataques aéreos.

Em declarações à Sky News, uma porta-voz militar israelita adiantou que esta operação «demorará o tempo que for necessário». O exército anunciou que estão a ser mobilizados milhares de reservistas.

Há já registo de combates e a primeira vítima mortal civil confirmada depois da invasão é uma criança da cidade de Gaza.

PUB

A operação militar iniciou-se no sábado passado, com o objectivo de travar o lançamento de rockets desde a Faixa de Gaza contra localidades do sul de Israel, por parte do Hamas.

Dia começou com artilharia

Até hoje, Israel tinha utilizado apenas a Força Aérea para lançar ataques, mas com milhares de soldados concentrados nas fronteiras do território palestiniano, preparados para uma operação mais alargada.

O intenso fogo de artilharia que se iniciou esta manhã indicava que a ofensiva terrestre estaria prestes a iniciar-se, o que materializou com a chegada da noite.

Recorde-se que esta operação causou desde o seu início a morte a pelo menos 470 palestinianos. Do lado israelita há quatro vítimas mortais, devido ao lançamento de rockets.

De acordo com o jornal israelita «Ynetnews», o primeiro-ministro do Estado Judaico, Ehud Olmert, o ministro da Defesa, Ehud Barak, e a ministra dos Negócios Estrangeiros, Tzipi Livni, reuniram-se esta sexta-feira à noite. Terá sido nesse encontro que foi decidido o momento da ofensiva terrestre, descrita pelos militares como a «segunda fase da operação».

PUB

Últimas