Já fez LIKE no TVI Notícias?

Deu falso alarme de ataque com míssil e acabou despedido

Funcionários do governo norte-americano no Havai foram afastados na sequência do alerta dado a 13 de janeiro. Aquele que acionou o aviso acabou mesmo despedido

Foi a 13 de janeiro que funcionários da administração norte-americana lançaram um alerta de um iminente ataque com um míssil contra o território do Havai. Juntando isso às constantes ameaças feitas de tempos a tempos pelo líder norte-coreano Kim Jong-un gerou-se o alarme, houve correria e pânico nas ruas e, no final, não havia razão para tal.

Esta terça-feira, o administrador da agência de emergência do territóri demitiu-se. Um outro funcionário meteu licença e um terceiro, aquele que acionou os mecanismos de alerta, enviando notificações para telemóveis, rádios e televisões, foi desdedido.

PUB

A comissão federal de comunicações (FCC, na sigla em ingês) apurou que o indivíduo não ouviu corretamente uma mensagem gravada, que acabava com "exercício, exercício, exercício".

A falta de audição ou de taenção levou o funcionário a pensar que o perigo era real, que o Havai estava sob ataque de mísseis e levou-o a acionar o alerta.

Segundo a investigação da FCC, outros problemas foram também detetados no sistema de segurança usado, por não estar prevista, por exemplo, uma segunda confirmação de um funcionário com um cargo superior.

PUB

Últimas