Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nobel da Física: membro do júri lamenta que CERN não tenha sido distinguido

Relacionados

«Penso que foi um erro», disse Anders Barany

Um membro do júri do prémio Nobel da Física lamentou, esta quarta-feira, que o laboratório do CERN tenha sido esquecido, quando foi recompensada a descoberta do bosão de Higgs.

«Penso que foi um erro», disse à agência noticiosa francesa AFP Anders Barany, membro da Academia Real das Ciências, sobre a atribuição, na terça-feira, deste prémio ao britânico Peter Higgs e ao belga François Englert.

PUB

A partir de 1964, estes dois cientistas desenvolveram as bases teóricas que levaram à descoberta do bosão, em 2012, pelo laboratório suíço.

Centenas de físicos contribuíram para estes trabalhos, desenvolvidos na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (conhecida sob o acrónimo CERN).

«Penso que estes investigadores experimentais fizeram um trabalho incrível e fantástico e deviam ter sido recompensados», considerou Barany.

A contribuição essencial do CERN foi mencionada pelo júri, disse o físico sueco. «Isto nunca tinha sido feito antes. É um bom reconhecimento, mas não penso que seja suficiente», sublinhou.

O prémio da Paz é o único dos Nobel que é atribuído a organizações. Nas ciências, a tradição é recompensar de um a três cientistas por ano.

PUB

Relacionados

Últimas