Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alpinista espanhol morre a 7 mil metros

Relacionados

Iñaki Ochoa de Olza passou cinco noites com lesão cerebral e pulmonar nos Himalaias

O alpinista espanhol Iñaki Ochoa de Olza, de 41 anos, faleceu na manhã desta sexta-feira no monte Annapurna, no Nepal, depois de passar cinco noites a 7.400 metros de altitude em estado grave afectado por uma lesão cerebral e uma pulmonar, escreve o jornal ADN segundo confirmaram amigos do alpinista.

De acordo com o site do Diário de Navarra, patrocinadores da expedição de Ochoa de Olza aos Himalaias, o alpinista não podia andar nem falar, apesar de ter apresentado melhorias na quinta-feira depois de receber medicação do alpinista suíço Ueli Steck.

PUB

O estado de saúde do alpinista piorou nas últimas horas e às 12:30 (7:30 em Portugal) faleceu, depois das tentativas de reanimação cardiopulmonar realizadas por Steck, a única pessoa que se encontrava junto do espanhol na altura, se terem revelado infrutíferas.

A notícia provocou uma grande consternação entre os seus familiares e amigos, já que, segundo reconheceram, sabiam que o seu estado era «preocupante» mas não pensavam que fosse «tão crítico». Nesta altura encontram-se todos «destroçados».

Ochoa de Olza, que tinha desistido de chegar ao cume devido ao congelamento de ambas as mãos, sofreu no passado dia 19 um ataque que o deixou praticamente inconsciente, estado em que permaneceu durante estes dias a 7.400 metros de altitude com o seu companheiro romeno Horia Colibasanu.

Madeirense escala Kilimanjaro

Os dois permaneceram sozinhos sem medicação até que o primeiro dos alpinistas mobilizados para o seu resgate chegou na quinta-feira, o suíço Ueli Steck, que prestou assistência médica seguindo as instruções que a equipa médica lhe transmitia via rádio. Nessa altura, Colibasanu, que também sofria de problemas de saúde, começou a sua descida.

PUB

A chegada de Steck fez com que as pessoas próximas do alpinista não perdessem a esperança de que este pudesse recuperar, o que não foi possível. Além disso, deu-se ainda a coincidência de esta sexta-feira ter partido um segundo helicóptero em busca do alpinista que, segundo lamentaram, «chegou demasiado tarde».

Agora o importante é ajudar a descer da montanha, onde está muito mau tempo, aqueles que o foram ajudar e que «deram muito mais do que ninguém está disposto a dar por ele».

Ochoa de Olza era um alpinista experiente com 30 expedições aos Himalaias e 15 picos acima de 8 mil metros na sua conta. Foi o primeiro espanhol a escalar um cume de 8 mil metros em 24 horas e deteve o recorde nacional de subida ao Aconcagua (5 horas e 45 minutos) até 2004.

PUB

Relacionados

Últimas