Já fez LIKE no TVI Notícias?

Suspeitos de planearem atentado detidos em Amesterdão

Relacionados

Dois homens foram presos num avião proveniente de Chicago, depois de os EUA terem alertado as autoridades holandesas para o transporte de «objectos suspeitos»

A polícia holandesa deteve dois homens que desembarcaram na segunda-feira no aeroporto Schiphol em Amesterdão, num voo da United Airlines, com proveniência de Chicago. As detenções surgiram depois de os Estados Unidos terem alertado as autoridades holandesas para o transporte de «objectos suspeitos» por dois homens, que estariam a planear um atentado terrorista, disse à AFP, o porta-voz das autoridades do aeroporto, Robert Van Kapel.

«Os dois homens foram detidos a bordo de um avião proveniente de Chicago», disse o responsável, sem adiantar pormenores devido «à investigação» em curso.

PUB

A cadeia de televisão norte-americana ABC adianta que os dois indivíduos foram detidos devido à «planificação de um atentado terrorista». De acordo com fontes policiais norte-americanas e um porta-voz das autoridades holandesas, citados pela ABC, os suspeitos foram detidos a pedido das autoridades dos EUA.

Os dois indivíduos foram identificados como Ahmed Mohamed Nasser al-Soofi, residente em Detroit, Michigan, e Hezam al Murisi.

Aos dois foram concedidas autorizações para embarcar no voo de Chicago com destino a Amesterdão. Na bagagem do primeiro foram encontrados 7 mil dólares, um telemóvel amarrado a uma garrafa de Pepto-Bismol, três telemóveis colados juntos, vários relógios e três facas grandes.

A bagagem de um dos dois levava o que seria uma bomba falsa, aparentemente para testar as autoridades norte-americanas.

«Isso foi certamente um teste», disse um agente norte-americano. O mesmo agente explicou que, apesar da preocupação, o embarque foi permitido. Ernst Koelman, porta-voz do Ministério Público holandês, confirma que as detenções foram feitas a pedido dos EUA.

PUB

As malas com os objectos suspeitos não foram com os dois homens no voo para Amsterdão. Em vez disso, embarcaram para Washington, onde foram confiscadas pelas autoridades.

De acordo com a CBS, Nasser al-Soofi, que originalmente embarcaria da capital norte-americana para o Iémen, mudou em cima da hora o destino para Amsterdão.

O canal ABC News diz que não há pistas de que os dois homens levavam explosivos e a bagagem de Nasse al-Soofi foi revistada em Chicago. Fontes oficiais explicam que a acção não pareceu uma ameaça terrorista, mas estão a averiguar se realmente se tratou de um teste de segurança.

PUB

Relacionados

Últimas