Já fez LIKE no TVI Notícias?

Jovens resgatados de gruta na Tailândia homenageiam mergulhador que morreu

Saman Kunan, antigo membro da Marinha da Tailândia, morreu enquanto mergulhava, ao mesmo tempo que transportava material para a caverna inundada

Os jogadores de futebol e o treinador resgatados há um ano de uma gruta na Tailândia homenagearam, esta segunda-feira, o mergulhador que morreu durante a operação de resgate internacional, acompanhada em todo o mundo.

Saman Kunan, antigo membro da Marinha da Tailândia, morreu enquanto mergulhava, ao mesmo tempo que transportava material para a caverna inundada.

PUB

Hoje é um dia muito importante para nós porque Saman é como um segundo pai para nós”, declarou Adul Sam-On, um dos doze adolescentes, na cerimónia organizada um ano após a tragédia.

Centenas de pessoas oraram em frente à estátua erguida em memória de Saman Kunan, considerado um herói, num museu dedicado ao resgate perto da caverna de Tham Luang, que permanece fechada ao público.

A equipa de futebol e o seu treinador também agradeceram todos os esforços realizados durante a operação de salvamento numa cerimónia religiosa.

Quero dar graças aos meios, ao público, aos nossos vizinhos em Mae Sai e às autoridades”, disse à imprensa o treinador Eakapol Chanthawong, que também agradeceu pela ajuda internacional dada durante o resgate.

Vestidos com camisas amarelas, os doze rapazes e o agora ex-treinador de futebol participaram num ritual de oferendas a monges, junto à gruta Tham Luang, onde ficaram presos a 23 de junho de 2018, perto da aldeia de Mae Sai, na província de Chiang Rai.

PUB

A gruta, que está agora fechada ao público, converteu-se num lugar de peregrinação para turistas e curiosos.

Os menores, com idades entre os 11 e 16 anos, e o treinador, de 25 anos, ficaram presos durante mais de duas semanas na gruta depois de esta ter ficado inundada parcialmente devido à chuva.

Veja também

PUB

Durante a operação de resgate, foram reunidos vários meios nacionais e internacionais, com a participação de 1.300 pessoas de várias nacionalidades.

Guiados pelo treinador, os rapazes recorriam à meditação para acalmarem os nervos e pouparem energia, o que os ajudou a sobreviver a um ambiente frio e húmido.

O grupo foi encontrado pelos mergulhadores britânicos a 2 de julho numa gruta escura, onde sobreviveram sem alimentos e bebendo a água infiltrada das paredes.

Entre os dias 8 e 10 de julho, os jovens, que não sabiam nadar, foram retirados por mergulhadores através de caminhos com quatro quilómetros.

Cada rapaz levou em média três horas para sair da gruta, com o auxílio da equipa de resgate.

Foram escritos pelo menos dois livros sobre o resgate da equipa de futebol e do seu treinador e a história será retratada numa produção da Netflix.

Dois meses após o resgate, três jogadores e o treinador, que pertenciam a minorias étnicas, receberam a nacionalidade tailandesa.

PUB

Últimas