Já fez LIKE no TVI Notícias?

Justiça argentina suspende 1º casamento gay na América Latina

Relacionados

Juíza decreta «medida cautelar» após outra magistrada ter julgado inconstitucional restringir o matrimónio a duas pessoas de sexos opostos

Uma juíza argentina suspendeu esta segunda-feira aquele que seria o primeiro casamento gay na América Latina, noticia a «AFP».

De acordo com fonte judicial, a juíza Marta Gómez Alsina decretou uma «medida cautelar até que se decida o recurso» apresentado contra a decisão de outra magistrada, que julgou «inconstitucionais» dois artigos do Código Civil que estabelecem que para o matrimónio «é necessário o consentimento de duas pessoas de sexos distintos».

PUB

O primeiro casamento civil da América Latina entre pessoas do mesmo sexo estava previsto para esta terça-feira, em Buenos Aires.

Para a juíza Alsina, a sua decisão não constitui «qualquer discriminação sobre a coabitação de pessoas homossexuais» e destaca que a lei já confere às pessoas do mesmo sexo «a opção de celebrar a união civil».

Há uma semana atrás, a juíza Gabriela Seijas, de um tribunal de Buenos Aires, autorizou o registo civil do casamento de Alejandro Freyre, 39 anos, com José María Di Bello, 41 anos, uma decisão inédita na Argentina e na América Latina.

A união civil entre homossexuais vigora desde 2003 em Buenos Aires, o que permite aos cônjuges o acesso aos direitos sociais, como pensão, mas restringe alguns procedimentos, como a adopção.

O projecto de lei para o casamento gay tem sido debatido na Câmara dos Deputados, mas esbarra na falta de acordo entre os principais partidos.

PUB

Relacionados

Últimas