Já fez LIKE no TVI Notícias?

Maternidade troca bebés

Relacionados

Crianças viveram com os pais «errados» durante 10 meses

Duas bebés foram trocadas à nascença numa clínica checa há 10 meses. Os pais descobriram o erro e preparam-se agora para destrocar as filhas, noticia a BBC.

Nikola e Veronika nasceram a 9 de Dezembro do ano passado numa clínica da cidade de Trebic, 165 quilómetros a sul de Praga. Alguns meses após o nascimento, um dos casais, Libor Broza e Jaroslava Trojanova, resolveu submeter-se a testes de ADN, depois de perceber que a filha não era parecia com eles. Segundo contam os jornais locais, o pais terão sido «apontados» pelos vizinhos.

PUB

O teste revelou que o material genético da criança não combinava nem com o pai, nem com a mãe. Os pais perceberam então que havia uma forte possibilidade de a filha ter sido trocada. Mais tarde confirmaram a suspeita e perceberam que as filhas foram trocadas, um dia depois do nascimento, provavelmente porque as enfermeiras terão confundido as mães, que têm o mesmo nome.

Na semana passada, o casal finalmente conheceu a filha verdadeira, Veronika, que foi criada pelo casal Jan e Jaroslava Cermak, que vive numa vila a 30 km. «É claro que estamos felizes, mas ao mesmo tempo é uma sensação horrível. Nós cuidamos de Nikola até agora. É uma menina linda, sorridente e é impossível imaginá-la a viver longe de nós», disse Jaroslava Trojanova à uma rádio checa.

Os casais já concordaram em trocar as crianças antes do fim do ano e estão a processar o hospital. Eles esperam receber 510 mil dólares em danos, cada casal. A polícia abriu um inquérito para investigar o caso e o hospital disse que a troca dos bebés foi «um caso lamentável». De acordo com uma psicóloga que acompanha o caso, os efeitos causados pelas trocas das crianças serão muito piores para as mães do que para os bebés.

PUB

Relacionados

Últimas