Já fez LIKE no TVI Notícias?

Itália: os rostos dos sobreviventes da avalanche

Buscas no local onde o hotel Rigopiano ficou soterrado continuam, mas nesta luta contra o tempo as hipóteses de encontrar sobreviventes são cada vez mais escassas

Itália tremeu durante uma hora a 18 de janeiro, depois o risco de acidentes relacionados com a neve fez estremecer as autoridades. Na madrugada aconteceu o que todos temiam, uma avalanche deixou o hotel Rigopiano soterrado com mais de 30 pessoas no interior.

Até esta segunda-feira foram resgatadas 11 pessoas e três cães. Mas ainda há pelo menos duas dezenas de desaparecidos. Estas são as histórias e os rostos daqueles que foram retirados da neve com vida.

PUB

As primeiras horas depois da avalanche confirmavam o pior dos cenários: debaixo das toneladas de neve haveria muitos mortos. Os acessos ao local eram difíceis e as condições meteorológicas adversas, mas foram mobilizados, de imediato, duas dezenas de bombeiros, equipas de busca e salvamento em montanha e seis ambulâncias.

Nos primeiros momentos, havia confirmação de dois sobreviventes: Fabio Salzetta e Giampiero Parete estavam fora do hotel no momento da avalanche.

Parete escapou porque tinha saído do edifício para ir ao carro e pensou que tinha perdido a mulher e os dois filhos menores. Apesar do pronuncio de desgraça, a família de Giampiero foi resgatada com vida dos escombros do hotel.

PUB

A família de Giampiero Parete sobreviveu

No Facebook, o Giampiero partilhou uma mensagem de agradecimento a todos pelo apoio.

Juntamente com os filhos do homem, foram encontrados outras duas crianças: Samuel Di Michelangelo de sete anos, cujos pais continuam desaparecidos, e Edoardo Di Carlo, de nove anos e órfão depois dos progenitores terem sido encontrados sem vida.

Vicenzo Forti, de 25 anos e gestor de uma pizaria em Giulianova, na província de Teramo, também foi encontrado vivo, juntamente com a namorada, uma estudante de 22 anos, Giorgia Galassi. Os hóspedes contaram que estavam na sala do hotel quando se deu a avalanche e que comeram neve para sobreviver.

PUB

A décima pessoa a ser resgatada com vida do hotel foi Giampaolo Matrone, de 34 anos, mas da mulher, Valentina Cicioni ainda não há sinais. A filha do casal tem cinco anos e não estava com eles, ficou com a avó.

Giampaolo Matrone sobrevivei, a mulher, Valentina Cicioni, continua desaparecida, mas a filha não estava com o casal

O homem foi encontrado com ferimentos ligeiros, junto da sala da lareira, mas o seu estado clínico não inspira cuidados alarmantes.

Por fim, Francesca Bronzi, de 25 anos, também foi encontrada viva, mas o namorado, Stefano Feniello, de 27 anos, continua entre os desaparecidos. De acordo com o La Repubblica, o casal passava as primeiras férias na neve conjuntas depois de Stefano ter recebido um pacote de SPA para dois dias na montanha.

PUB

Entre os mortos já confirmados estão sete pessoas, a última a ser retirada dos escombros é uma mulher cuja identidade ainda não foi revelada. Há ainda 23 desaparecidos.

Os sobreviventes de quatro patas

Cinco dias depois da avalanche no Hotel Rigopiano, as equipas de busca e salvamento conseguiram retirar, com vida, três cães. O resgate dos animais deu esperança às autoridades que continuam a lutar contra o tempo para encontrar sobreviventes.

De acordo com a imprensa italiana, as condições meteorológicas têm vindo a agravar-se. A neve está a solidificar e em alguns locais o gelo dificulta ainda mais as operações.

PUB

Últimas