Já fez LIKE no TVI Notícias?

Chávez: «Quero falar com o negro [Obama]»

Relacionados

Se candidato democrata ganhar relações entre os dois países «podem melhorar», diz presidente venezuelano

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou este domingo que as relações do seu país com os Estados Unidos podem melhorar se Barack Obama vencer as presidenciais norte-americanas de terça-feira e disse-se disposto a conversar com ele, «o negro», como sempre se referiu ao norte-americano.

Chávez, que falava no seu habitual programa de domingo na televisão venezuelana, frisou todavia que um encontro com Barack Obama terá sempre de ser «em termos respeitosos e de igual para igual». «Esperamos que, com o negro, entremos numa nova fase», disse.

PUB

As relações entre os Estados Unidos e a Venezuela atravessam uma das suas fases mais tensas desde que, a 12 de Setembro, Hugo Chávez ordenou a expulsão do embaixador norte-americano em Caracas, acusando-o de envolvimento numa alegada conspiração para o assassinar. As acusações foram recusadas pela administração norte-americana.

Na altura, o presidente venezuelano mandou também chamar o seu embaixador em Washington e afirmou que as relações bilaterais não serão completamente restauradas até que George W. Bush termine o seu mandato.

Há cerca de um mês, quando fez uma breve visita a Portugal, Hugo Chávez disse à imprensa em Lisboa que lhe era indiferente quem vai ser o próximo presidente dos Estados Unidos e que o importante é que seja «um verdadeiro líder» que conduza o país «a um destino muito melhor».

PUB

Relacionados

Últimas