Já fez LIKE no TVI Notícias?

Chávez vai a Moscovo comprar armas

Relacionados

Oficialmente, o objectivo da visita de Chavez à Rússia consiste em «estabelecer relações de amizade»

O Presidente da Venezuela, Hugo Chavez, começa na segunda-feira uma visita à Rússia, que deverá ficar marcada pela assinatura de novos contratos de fornecimento de armamentos russos ao Governo de Caracas, noticia a Lusa.

Oficialmente, o objectivo da visita de Chavez à Rússia consiste em «estabelecer relações de amizade e de confiança política entre a direcção dos dois países».

PUB

O dirigente venezuelano visitou várias vezes a capital russa quando Vladimir Putin estava no Kremlin, mas trata-se da primeira visita de Chavez durante a presidência de Dmitri Medvedev.

Hugo Chavez, citado pela imprensa russa, precisa que a sua visita a Moscovo «contribuirá para o estabelecimento de uma parceria entre Caracas e Moscovo, vão realizar-se conversações sobre possíveis fornecimentos de tanques que a Venezuela poderá adquirir».

A agência noticiosa Interfax, citando fontes militares russas, acrescenta que a Venezuela também pretende comprar à Rússia 20 sistemas de defesa antimíssil Top-M1 e três submarinos a diesel.

«O valor total dos contratos será superior a mil milhões de dólares», conclui a agência. Até agora, Moscovo forneceu a Caracas vários aviões de combate SU-30, milhares de metralhadoras Kalachnikov e uma fábrica de armas deste tipo.

Hugo Chavez irá encontrar-se também com Guennadi Ziuganov, dirigente do Partido Comunista da Federação da Rússia. «Discutiremos todos os problemas prementes, estamos interessados no desenvolvimento das relações bilaterais. No que respeita a ideias, eu diria que o tema da discussão será o socialismo do século XXI», sublinhou Ziuganov.

PUB

Relacionados

Últimas