Já fez LIKE no TVI Notícias?

Haiti precisa de ajuda «rapidamente»

Relacionados

Directora do Programa Alimentar Mundial lançou um apelo para recolher fundos para ajudar o país fortemente atingido por furacões

A directora executiva do Programa Alimentar Mundial (PAM), Josette Sheeran, lançou um apelo tendo em vista recolher fundos para ajudar o Haiti, fortemente atingido pelos furacões que fizeram cerca de um milhão de sinistrados.

«O Haiti enfrenta vários desafios, mas é um verdadeiro desastre o que aconteceu a estas pessoas. Devemos agir rapidamente, agora, porque as pessoas estão a sofrer bastante. Necessitamos de ajuda já, as populações do Haiti necessitam da nossa ajuda para fazer frente a esta crise», afirmou Sheeran, durante uma conferência de imprensa organizada sábado em Port-au-Prince.

PUB

Após uma visita de 72 horas ao Haiti, onde visitou a cidade de Gonaïves, a mais afectada pelas intempéries, a directora do PAM insistiu na situação catastrófica que se vive no local.

Sem água, nem comida

«Existe uma situação de extrema urgência no Haiti. Lançamos um apelo urgente à ajuda para que todas as nações fiquem solidárias com o povo do Haiti e os habitantes de Gonaïves, cujas casas e a esperança estão enterradas na lama», prosseguiu Sheeran.

«Vi enormes dificuldades nessa cidade ainda coberta de lama. Não existe fornecimento suficiente de água e de alimentos. Mais de 250.000 pessoas esperam ajuda», acrescentou a directora do PAM.

Segundo as autoridades haitianas, mais de um milhão de pessoas foram afectadas pela passagem de três furacões que fizeram mais de 500 mortos e um milhão de sem abrigo.

«Sem a intervenção e o apoio do resto do Mundo, os haitianos enfrentam um desastre de dimensão épica, podendo conhecer uma situação mais trágica», advertiu Sheeran.

«O Mundo deve responder ao nosso apelo a favor deste país. Necessitamos de uma ajuda de urgência. Os danos causados pelos ciclones são consideráveis e têm um impacto terrível na vida das pessoas», repetiu Josette Sheeran.

PUB

Relacionados

Últimas