Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ferry incendeia-se com quase 500 pessoas a bordo

Operação de resgate está a decorrer há várias horas e o desespero está instalado. Embarcação italiana foi afetada pelo mau tempo ao largo da Grécia

A garantia foi dada pelo ministro grego dos transportes.

Um ferry italiano incendiou-se este domingo, ao largo da Grécia. A embarcação, afetada pelo mau tempo, tem a bordo 478 pessoas. Está a decorrer a operação de resgate dos passageiros, segundo a guarda costeira grega, que é citada pela Lusa. Não há relato da existência de mortos ou feridos, mas as informações ainda são escassas.

O ferry Norman Atlantic saiu do porto grego de Patras às 05:30 (03:30 em Lisboa) em direção ao porto italiano de Ancona.

O pedido de socorro surgiu quando se encontrava a 33 milhas náuticas da pequena ilha grega de Othonoi, de acordo com a AFP. O fogo começou na área da embarcação reservada aos carros. O Norman Atlantic transportava mais de 200 veículos. 

O vento forte, de cerca de 80 km/hora, bem como o mar agitado, a forte chuva e as baixas temperaturas estão a dificultar a operação, mas o resgate está a decorrer dentro das circunstâncias possíveis. Já foram salvas mais de 100 pessoas, algumas através de botes, em direção a outro navio; outras por helicóptero.

PUB

Cada resgate aéreo demora cerca de 15 minutos, segundo o Ministério da Defesa grego. Há dois helicópteros italianos e dois gregos envolvidos na operação.

«Estamos a fazer tudo o que podemos para salvar as pessoas a bordo e ninguém, ninguém vai ficar impotente nesta situação difícil». «É uma das operações de resgate mais complicados que temos feito»

Segundo o Ministério do Mar grego, entre os passageiros estão 268 gregos. A tripulação é constituída por 22 italianos e 34 gregos.

 

PUB

Últimas