Já fez LIKE no TVI Notícias?

Elas procuram amizade, eles querem namorar

Site de relacionamentos pessoais são moda entre os jovens

Um estudo norte-americano revela que mais de metade dos adolescentes dos EUA utiliza sites de relacionamentos sociais. As raparigas acedem à rede para reafirmar amizades existentes, enquanto os rapazes procuram sites para o namoro virtual, noticia a Agência Reuters.

A «Pew Internet & American Life Project» realizou um inquérito a nível nacional a jovens entre os 12 e os 17 anos, que mostra que dois terços dos adolescentes, que criaram perfis sociais na rede, limitam o acesso a visitantes seleccionados, enquanto 17 por cento utiliza sites para o flirt e namoro virtual.

PUB

O estudo demonstra que os adolescentes estão conscientes dos riscos que correm ao revelarem demasiada informação pessoal, e que estão a tomar precauções nesse sentido, para proteger a sua privacidade que é, aliás, uma das maiores preocupações entre pais, professores e políticos americanos.

«Estes sites são espaços onde nos podemos expressar, não tanto para o mundo, mas mais para um determinado grupo de amigos», disse Mary Madden, co-autora deste estudo. «São espaços acessíveis onde os amigos podem encontrar-nos».

Os rapazes, entre os 15 e os 17 anos, utilizam mais a internet para fazer novos amigos do que as raparigas da mesma idade.

29 por cento dos rapazes adolescentes utilizam estes sites para o «namoro online» mas apenas 13 por cento das raparigas da mesma idade admite que também o fazem. Em faixas etárias mais baixas, apenas 12 por cento das meninas admite que namora nesse tipo de sites.

Dos grupos-alvo de jovens que a Pew contactou, através de inquérito telefónico, as raparigas afirmam que têm receio do «homem assustador de 40 anos a persegui-las», no entanto, não houve raparigas participantes que realmente registassem incidentes de adultos estranhos a contactá-las, assegurou Madden.

PUB

O estudo, baseado em entrevistas telefónicas realizadas a 935 jovens, foi realizado entre Outubro e Novembro de 2006 e mostra que 55 por cento dos jovens americanos, com ligação à Internet, utiliza sites de relacionamentos sociais como o News Corp.s, MySpace, Facebook ou Xanga.

91 por cento de todos os jovens que utilizam estes serviços de relacionamentos dizem que acedem aos sites para manter o contacto com amigos com quem estão frequentemente, enquanto 82 por cento usufruem dos mesmos para se manterem em contacto com amigos que raramente vêem, registou o estudo da Pew.

64 por cento dos jovens, entre os 15 e os 17 anos, possui perfis online, enquanto dos mais novos, entre os 12 e os 14 anos, a percentagem baixa para 45 por cento.

PUB

Últimas