Já fez LIKE no TVI Notícias?

Chávez está «estável» e tem a família em Cuba

Presidente da Venezuela recupera de intervenção cirúrgica em Havana

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, encontra-se «estável» após a insuficiência respiratória registada depois da intervenção cirúrgica, anunciou o ministro venezuelano da Comunicação e Informação, esta segunda-feira.

«O presidente encontra-se numa situação estável relativamente ao último relatório (médico), quando se comunicou a insuficiência respiratória que enfrenta o comandante Chávez, como consequência de uma infeção pulmonar pós operatória», disse Ernesto Viegas.

PUB

Segundo o ministro, o governo venezuelano «mantém contato permanente com a equipa que acompanha o presidente Hugo Chávez, assim como com os familiares que estão ao seu lado em Havana, Cuba».

A Venezuela enfrenta uma semana muito importante, uma vez que a tomada de posse de Chávez deveria ter lugar na quinta-feira, dia 10 de janeiro.

Não se sabe ainda se a tomada de posse irá mesmo acontecer, dado o estado de saúde do presidente da Venezuela. Paira a ameaça de o país se deparar com a inédita situação de ter que definir judicialmente quem tem de chefiar o governo.

O Governo e a oposição têm interpretações diferentes de como proceder caso Chávez não seja empossado para o mandato até 2019, para o qual foi eleito em outubro.

O vice-presidente, Nicolas Maduro, já veio explicar que a tomada de posse seria apenas uma formalidade que agora não faz sentido. O governo argumenta que não há dúvidas quem venceu as últimas eleições, por isso o assunto é um não assunto.

Enquanto isso, a propaganda do governo trabalha para convencer o povo e difunde em repetição na televisão estatal um vídeo de apoio ao presidente. #YoSoyChávez surge ao estilo Obama, num tom mobilizador, com a imagem de Chávez a ser comparada a Simón Bolivar, Marx, Lincoln, Mandela ou John Lennon e com mensagens de apoio vindas de todo o mundo.

PUB

Últimas