Já fez LIKE no TVI Notícias?

Idoso com Alzheimer morre preso em aeroporto de Londres

Relacionados

Cidadão canadiano de 84 anos esteve algemado durante cinco horas e estava retido há três semanas para ser deportado

Um cidadão canadiano de 84 anos, portador da doença de Alzheimer, que estava há três semanas no centro de detenção do aeroporto londrino de Heathrow, no Reino Unido, morreu algemado. A denúncia surge num relatório da inspeção de prisões.

«É um daqueles casos em que se perdeu toda a humanidade», pode ler-se no relatório do Serviço de Inspeção Geral da Administração Penitenciária, citado pela AFP. O relatório, redigido em agosto e enviado ao centro de detenção de Harmondsworth, próximo ao aeroporto, foi divulgado esta quinta-feira.

PUB

De acordo com a BBC, os médicos tinham avisado que o estado de saúde do canadiano não permitia que ficasse preso ou fosse deportado, mas o homem não foi libertado e o caso não foi enviado aos serviços sociais.

O idoso morreu no hospital depois de passar três semanas no centro de detenção e depois de ficar cinco horas algemado, refere o documento.

A empresa particular GEO, que gere o centro de detenção, defende-se da acusação e argumenta que os detidos não são sistematicamente algemados.

A justiça britânica abriu uma investigação ao caso.

PUB

Relacionados

Últimas