Já fez LIKE no TVI Notícias?

Irão foi «inesperadamente convidado» para conferência sobre Síria em Genebra

Relacionados

Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal diz que oposição síria ao regime de Bashar al-Assad só participa mediante condições prévias

O ministro dos Negócios Estrangeiros português afirmou esta segunda-feira que o convite das Nações Unidas ao Irão para o encontro de Genebra surpreendeu a oposição síria e que estes só participarão se Teerão «aceitar o legado» da conferência de 2012.

«O Irão foi um pouco inesperadamente convidado pelo secretário-geral da ONU para participar na conferência de Genebra II e isso suscitou uma reação dos moderados no sentido de saberem se o Irão irá aceitar o legado de Genebra I, porque, se não aceitar, os moderados dizem que não participarão», referiu Rui Machete.

PUB

O chefe da diplomacia portuguesa falava aos jornalistas em Bruxelas, à margem do Conselho de Negócios Estrangeiros.

Machete considerou que esta é «uma questão importante», que «nasceu nas últimas horas» e «não está ainda resolvida».

O Irão vai participar na conferência internacional sobre a Síria, que começa na quarta-feira, mas recusa quaisquer condições prévias, anunciou hoje a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Marzieh Afkham.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou no domingo ter convidado o Irão a participar na conferência, o que suscitou a indignação da oposição síria e advertências dos países ocidentais.

PUB

Relacionados

Últimas