Já fez LIKE no TVI Notícias?

Obama declara «estado de calamidade» no Colorado

Relacionados

Há já uma vítima confirmada devido aos incêndios que forçaram a evacuação de 35 mil pessoas

O presidente norte-americano, Barack Obama, declarou o «estado de grande calamidade» no Colorado devido aos incêndios que já destruíram 346 habitações e forçaram a evacuação de 35 mil pessoas.

As autoridades confirmam, ainda, a morte de uma pessoa, encontrada nos destroços de uma casa incendiada, a primeira vítima fatal destes fogos. Há, também, dois adultos desaparecidos.

PUB

Obama deverá deslocar-se ainda nesta sexta-feira ao Estado do Colorado para avaliar os danos causados pelos incêndios, que deflagraram na semana passada.

Além da vasta área afetada, os incêndios estão próximos da cidade de Colorado Springs, a segunda maior do Estado do Colorado, e ameaçam alguns locais relevantes, como a montanha de Pikes Peak ou a academia da Força Aérea dos Estados Unidos. O Flying W Ranch, uma atração turística que recriava o velho Oeste, ficou já totalmente destruído.

As autoridades norte-americanas têm esperança de que o facto de as condições meteorológicas se terem tornado mais favoráveis, com temperaturas mais baixas e menos vento, ajudem os bombeiros no combate aos incêndios, mas admitem que ainda possam passar duas semanas até os fogos serem dados por completamente extintos.

Nesta altura, os serviços florestais norte-americanos estimam que o fogo esteja controlado apenas em 15 por cento, quando há milhares de bombeiros no terreno.

A degradação da qualidade do ar devido ao fumo e às cinzas nas zonas próximas dos incêndios levou também as autoridades a avisar as pessoas para evitarem atividades ao ar livre.

PUB

Relacionados

Últimas