Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vários mortos em tiroteio em escola primária nos EUA

Relacionados

Atirador matou a mãe e 20 crianças, num total de 26 mortes contabilizadas

Um tiroteio numa escola primária de Newtown, nos Estados Unidos, esta sexta-feira, fez 27 mortos, a maioria crianças (20), adianta a agência Associated Press (AP).

O atirador, que também morreu, já foi identificado pela polícia. Trata-se de Adam Lanza, de 20 anos, que matou a mãe, Nancy Lanza, professora naquela escola, e 18 crianças em plena sala de aula antes de se suicidar. As outras duas viriam a falecer no hospital.

PUB

O irmão mais velho, Ryan Lanza, 24 anos, de Nova Jérsia, foi detido pela polícia para interrogatório, inicialmente por suspeita de ser um segundo atirador, teoria que as autoridades mais tarde descartaram. O próprio Ryan, que se revelou muito «cooperante», disse não ter contato com o irmão há dois anos. A namorada e um amigo estão desaparecidos, segundo as autoridades citadas pela AP.

Uma outra vítima mortal foi encontrada fora da escola, numa residência de Newtown, e tratar-se-á da mãe do atirador, encontrada morta em casa.

Tem havido alguma confusão nas notícias divulgadas pelas principais cadeias de informação americanas e ainda agências internacionais, apesar de todas citarem fontes oficiais. Depois da troca do nome dos irmãos no que respeita à autoria dos disparos, surgiram relatos de que a mãe de Adam Lanza teria sido assassinada na escola, sabendo-se mais tarde que o seu corpo foi encontrado em casa. Por confirmar está também se seria professora naquela escola primária. De acordo com a CNN, o pai está vivo e não chegou a ser vítima da ação do filho mais novo.

PUB

Adam Lanza, que sofreria de perturbações mentais, segundo o irmão mais velho, vivia com a mãe no Connecticut. A polícia ainda não apurou os motivos do atirador.

A diretora da escola e a psicóloga também foram mortas, disse um pai que estava no local no momento do tiroteio à CNN. Além do atirador, entre as vítimas estão 20 crianças e seis adultos.

Fonte policial confirmou à CNN que o suspeito que morreu tinha duas armas consigo e que uma terceira arma foi encontrada num carro estacionado no parque da escola, todas em nome da mãe, Nancy Lanza. O corpo do atirador estava numa das salas de aula.

Um familiar de um dos alunos disse à CNN que, na altura do tiroteio, estavam cerca de 600 crianças na escola.

Segundo a Reuters, todas as escolas do estado de Connecticut foram encerradas por precaução.

Este é já o segundo maior massacre numa escola americana, depois daquele que tirou a vida a 32 pessoas, em 2007, na universidade Virgina Tech.

Foi com emoção que o presidente dos Estados Unidos falou sobre as vítimas do tiroteio, «bonitas crianças com idades entre os cinco e os dez anos» que «tinham a vida inteira à sua frente, aniversários, licenciaturas, casamentos, filhos seus».

Barack Obama apelou, por isso, a «medidas significativas» para evitar novo massacre.

PUB

Relacionados

Últimas