Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mousavi apela a novos protestos

Opositor quer homenagear os 19 «mártires» que já morreram nas manifestações

O principal derrotado das eleições presidenciais iranianas apelou, esta segunda-feira, aos seus seguidores para que voltem a protestar nas ruas, como forma de homenagear as 19 pessoas que já perderam a vida nos protestos, informa o El País.

«Protestar contra as mentiras e a fraude é um direito vosso», escreveu Mousavi no seu site, pedindo aos seus apoiantes que levem velas negras em sinal de luto e braçadeiras verdes em sinal de luta.

PUB

Fraude: mais votos do que eleitores

O principal rosto da oposição a Ahmadinejad também pediu aos automobilistas para acenderem as luzes das suas viaturas durante duas horas a partir das 13h30 (hora de Lisboa) para mostrarem a sua solidariedade «com as famílias dos mártires».

A Guarda Revolucionária já avisou que vai «confrontar os desordeiros de uma maneira revolucionária», refere a Reuters.

Segundo fontes hospitalares, já morreram 19 pessoas durante os protestos e a rádio estatal fala em 457 detidos. De acordo com a CNN, estas mortes já estão a ser investigadas.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano criticou, esta segunda-feira, a cobertura dos meios de comunicação social estrangeiros, acusando-os de uma «ciber-guerra».

PUB

Últimas