Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bagdad: tentativa de resgate termina com mais de 30 mortos

Relacionados

Inicialmente um alto responsável da polícia dissera que reféns tinham sido todos resgatados

Mais de três dezenas de pessoas morreram depois das forças de segurança iraquianas terem tentado libertar cerca de uma centena de reféns mantidos dentro de uma igreja assírio-católica em Bagdad, este domingo, noticia a BBC.

Inicialmente, um alto responsável da polícia da capital do Iraque, garantira que todas pessoas haviam sido

PUB

libertadas.

«A operação terminou e libertámos todos os reféns», dissera o brigadeiro-General Ali Ibrahim, comandante da polícia federal no sudeste de Bagdad, citado pela Reuters, numa altura em que se pensava que estariam apenas meia centena de pessoas dentro do templo.

Entre os mortos estão pelo menos sete elementos das forças de segurança e cinco sequestradores. As restantes vítimas eram reféns, embora alguns responsáveis adiantem que maior parte das pessoas que se encontravam na igreja saíram em segurança.

De acordo com a BBC, que cita a polícia iraquiana, os homens tinham atacado previamente a bolsa de valores, antes de se refugiarem no templo, onde estava a ser celebrada a eucaristia dominical.

Os atacantes exigiam a libertação de elementos da Al Qaeda no Iraque e no Egipto. De acordo com testemunhos citados pela agência AFP, logo depois de terem entrado na igreja «mataram imediatamente o padre».

Os relatos dão conta ainda que assim que as forças de segurança entraram no local se ouviram duas explosões e disparos.

A BBC noticia que os atacantes terão lançado granadas e feito detonar coletes com explosivos que tinham vestidos.

PUB

Relacionados

Últimas