Já fez LIKE no TVI Notícias?

Jornalista que atirou sapatos a Bush pede asilo

Relacionados

Advogado teme pelo iraquiano que, diz, «está à mercê de extremistas de todos os tipos»

O jornalista iraquiano Mountazer al-Zaidi que lançou os seus sapatos contra o presidente norte-americano George W. Bush a 14 de Dezembro, em Bagdad, vai pedir asilo político à Suiça, anunciou esta segunda-feira um advogado ao diário Tribune de Geneve.

Veja o vídeo:

PUB

«No princípio do mês, a sua família entrou em contacto comigo via CICR (Comité internacional da Cruz Vermelha), e eu escrevi esta semana ao Departamento federal (ministério) dos Negócios estrangeiros para encorajar a Suiça a conceder-lhe asilo político», disse o advogado Mauro Poggia.

PUB

«Apesar de numerosos iraquianos apoiarem o seu acto, (o jornalista iraquiano) está à mercê de extremistas de todos os tipos. E de outros loucos que o querem transformar num mártir do sofrimento de todo um povo», fez valer o advogado que pensa que o seu cliente «deverá ser julgado o mais rápido possível e ser punido com uma pena pecuniária».

«Ele não poderá trabalhar como jornalista sem sofrer pressões terríveis. Com perfil de esquerda, é muito crítico face ao actual governo do Iraque que considera demasiado submetido aos EUA. A sua vida pode transformar-se num inferno no seu país», acrescentou.

«Uma vez instalado em Genebra, este homem, solteiro e sem filhos, poderá muito bem trabalhar como jornalista nas Nações Unidas» que tem a sua sede europeia nesta cidade suíça, segundo Poggia.

Mountazer al-Zaidi devia ter sido julgado a 31 de Dezembro pelo Tribunal central criminal do Iraque, competente para os assuntos de terrorismo, mas o processo foi adiado sine die aguardando uma decisão sobre o pedido de anulação do procedimento depositada pelo seu advogado.

Com 29 anos, o jornalista da cadeia de televisão al-Bagdadia arrisca-se a cumprir 15 anos de cadeia por «agressão contra um chefe de Estado estrangeiro».

PUB

Relacionados

Últimas