Já fez LIKE no TVI Notícias?

Televisão pede libertação de jornalista que lançou sapatos contra Bush

Relacionados

Em nome da democracia e liberdade de expressão que os EUA prometeram ao povo iraquiano

O canal de televisão iraquiano al-Bagdadia apelou esta segunda-feira à libertação do jornalista que domingo lançou os dois sapatos contra o Presidente norte-americano George W. Bush, de visita a Bagdad.

Um responsável do governo iraquiano afirmou entretanto que o jornalista iraquiano foi detido para interrogatório e para se submeter a testes de consumo de álcool e drogas.

PUB

O jornalista Muntadar al-Zeidi está também a ser interrogado para ser apurado se foi pago por alguém para cometer a tentativa de agressão contra Bush.

«A Al-Bagdadia apela às autoridades iraquianas para que libertem o jornalista Muntadar al-Zaidi, de acordo com a democracia e a liberdade de expressão que o novo regime e as autoridades norte-americanas prometeram ao povo iraquiano», refere um comunicado divulgado pelo canal de televisão.

VEJA O VÍDEO

«Todas as medidas tomadas contra Muntazer serão consideradas actos de um regime ditatorial», adianta o documento. «A Al-Bagdadia apela às associações de jornalistas iraquianos e árabes para que apoiem a exigência de libertação de Muntadar al-Zaidi», conclui o canal de televisão.

Muntadar al-Zaidi lançou, domingo, os dois sapatos em direcção a George W. Bush e insultou-o em plena conferência de imprensa com o primeiro-ministro iraquiano Nouri al-Maliki.

PUB

Relacionados

Últimas