Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vulcão no meio do gelo acorda e obriga a fechar aeroportos

Densas nuvens de cinzas tornaram impraticável o tráfego aéreo

Vários aeroportos da Escócia, da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte foram encerrados, esta quinta-feira, por causa das a nuvens de cinza provenientes do vulcão no glaciar Eyjafjllajokull, no sul da Islândia, que registou na quarta-feira uma segunda erupção em menos de um mês.

Islândia: vulcão obriga à retirada de centenas de pessoas

PUB

Os aeroportos nas cidades escocesas de Aberdeen, Glasgow e Edimburgo foram encerrados e os voos da cidade inglesa de Birmingham e de Belfast, na Irlanda do Norte, foram afectados. A BAA, operadora dos aeroportos britânicos, admitiu «grandes perturbações» no tráfego aéreo.

Os aeroportos de Londres vão estar encerrados a partir das 12:00 por causa das nuvens de cinza provenientes do vulcão que se encontra em actividade no glaciar Eyjafjllajokull, no sul da Islândia, foi anunciado.

«Todos os voos de ou para Heathrow (o maior no mundo em termos tráfico internacional) e Stansted (norte de Londres) vão ser suspensos a partir do meio-dia, mas os terminais ficarão abertos», indicou um porta-voz da BAA que detém as duas plataformas.

Um porta-voz do aeroporto de Gatwick, no sul da capital britânica, indicou que a suspensão também abrangia aquele aeroporto.

Vários aeroportos da Escócia também foram encerrados devido às nuvens de cinza provenientes do vulcão. Os aeroportos nas cidades escocesas de Aberdeen, Glasgow e Edimburgo foram encerrados e os voos da cidade de Birmingham, em Inglaterra, e de Belfast, na Irlanda do Norte, foram afectados.

O Serviço Nacional de Tráfego Aéreo britânico explicou as restrições aos voos alegando que a «cinza vulcânica representa uma ameaça significativa à segurança dos aviões».

O espaço aéreo norueguês também está fechado devido às nuvens de cinza provocadas pela erupção vulcânica, na Islândia. O espaço aéreo na Suécia também está a ser afectado, tendo sido já cancelados vários voos.

PUB

Últimas