Já fez LIKE no TVI Notícias?

"Pilares de sal". Centenas de pessoas posaram nuas para Spencer Tunick no Mar Morto

Relacionados

Fotógrafo conhecido por juntar centenas de nus em sessões fotográficas regressou ao Mar Morto para alertar para o desastre ambiental

Centenas de pessoas nuas, cobertas apenas com tinta branca em todo o corpo, posaram para uma sessão fotográfica no terreno árido junto do Mar Morto, no sul de Israel. 

O trabalho, realizado pelo artista americano Spencer Tunick - conhecido por organizar este tipo de sessões com nus -  pretende consciencializar mentalidades para o desastre ambiental no Mar Morto, que tem vindo a perder vários metros de água.

PUB

Segundo o The Guardian, o artista foi convidado pelo ministério do Turismo israelita para retratar o desaparecimento do Mar Morto pela terceira vez na sua carreira, depois de já o ter feito em 2011 e 2016.

Spencer Tunick, conhecido por retratar modelos nus nas suas fotografias, falou mais uma vez à imprensa: “Para mim, o corpo representa a beleza, a vida e o amor”, disse o fotógrafo de 54 anos.

Penso que a justaposição de um corpo humano, muito frágil, contra o Mar Morto, igualmente vulnerável, vai trazer uma nova energia ao trabalho e às conversas das pessoas”, afirmou.

A tinta branca usada para cobrir os cerca de 200 modelos que participaram na sessão foi feita especialmente para Tunick. Segundo a CNN, foi concebida para tornar os corpos dos voluntários como pilares de sal, uma referência não só às formações minerais no Mar Morto, mas também à mulher de Ló, personagem bíblica. Segundo o Velho Testamento, a mulher de Ló transformou-se numa estátua de sal por ter desobedecido aos mensageiros de Deus e ter visto destruir a cidade de Sodoma. 

Tunick já trabalhou em Portugal no início do século, quando fotografou centenas de pessoas nuas em Santa Maria da Feira. Em maio de 2020, o artista falou à TVI24 a propósito do seu trabalho “Stay Apart Together”, realizado durante o início da pandemia de covid-19, que consistia em sessões fotográficas de nu artístico através de videoconferência.

PUB

Relacionados

Últimas