Já fez LIKE no TVI Notícias?

Escola primária vai exigir uniformes da Armani

Pais protestam contra os novos uniformes que vão custar quase 600 euros cada um

Uma escola de Tóquio está a ser alvo de várias críticas por causa de uma nova medida: a direção do estabelecimento de ensino quer adotar uniformes da marca de luxo italiana, Emporio Armani. De acordo com a imprensa local, cada uniforme vai custar 730 dólares - cerca de 596 euros - a cada aluno. 

A escola primária de Taimei, localizada no distrito de Ginza - zona conhecida pelas várias lojas de marcas de luxo - pretende introduzir os uniformes já no próximo ano letivo, em abril. Uma decisão que está a ser alvo de controvérsia entre os pais dos alunos. 

PUB

Fiquei surpreendida e perguntei a mim própria porque teriam escolhido uniformes de uma marca de luxo para uma escola básica. Preocupa-me que as crianças fiquem com a noção errada de que o que é caro é bom (...)", disse uma das encarregadas de educação, ao Huffington Post do Japão. 

Numa carta enviada aos pais dos alunos, em novembro, o diretor da escola, Toshitsugu Wada, justificou a decisão dizendo que Taimei é uma escola de referência em Ginza e que, por isso, os novos uniformes têm de estar ao mesmo nível da "atmosfera da instituição". 

De acordo a imprensa local, a situação está a ser bastante debatida pelos membros do governo do Japão. O ministro das Finanças, Taro Aso, disse que o uniforme era demasiado "caro" e ministro da Educação, Yoshimasa Hayashi afirmou que a escola deveria ter discutido o assunto com os pais antes de ter tomado a decisão. 

Perante as críticas, que chegam de todo o lado, o diretor da instituição voltou a emitir um comunicado, onde refere que "aceita as críticas". Toshitsugu Wada garantiu, ainda, que ia dar aos pais uma nova explicação. 

PUB

Últimas