Já fez LIKE no TVI Notícias?

Afeganistão: embaixada dos EUA lamenta acidente com português

Relacionados

João Silva estava no país ao serviço do «The New York Times»

A embaixada dos Estados Unidos em Portugal disse, este sábado, lamentar profundamente o acidente que envolveu o fotógrafo de origem portuguesa, que ficou gravemente ferido no Afeganistão , onde estava a trabalhar para o jornal «The New York Times».

«Segundo o jornal americano New York Times, João Silva e um outro repórter do New York Times estavam integrados no seio de uma unidade da 4ª. Divisão de Infantaria, na região de Arghandab quando uma mina deflagrou, atingindo o fotógrafo nas pernas», refere a embaixada em comunicado enviado à agência Lusa.

PUB

Adianta ainda que o fotógrafo de origem portuguesa foi de imediato transferido para a base aérea de Kandahar, uma instalação a cargo dos Estados Unidos e da NATO, onde se encontra a receber tratamento.

O fotógrafo nascido em Lisboa há 44 anos fez a cobertura da guerra do Afeganistão, do Iraque, dos Balcãs e do conflito do Médio Oriente, tendo recebido vários prémios pelo seu trabalho. Começou a fotografar aos 23 anos, e foi na África do Sul que se iniciou no fotojornalismo, no jornal regional «Alberton Record», em 1989.

Notabilizou-se no «Star» de Joanesburgo para onde se mudou em 1991, nas agências internacionais Reuters e Associated Press, ao serviço das quais viajou por todo o mundo para captar imagens de guerra. Afeganistão, Iraque, Angola, Sudão, foram destinos do profissional.

PUB

Relacionados

Últimas