Já fez LIKE no TVI Notícias?

Atirou sapatos a Bush e arrisca 15 anos de prisão

Relacionados

Irmão diz que serviços de segurança do Iraque partiram um braço e uma costela ao jornalista

O jornalista iraquiano que atirou um par de sapatos contra George W. Bush durante uma conferência de imprensa, em Bagdad, arrisca uma pena até 15 anos de prisão, referem juristas, noticia o site brasileiro «Globo Online».

Muntazer al-Zaidi protagonizou, segundo o governo iraquiano, um vergonhoso atentado contra o Estado, mas foi elogiado pelo Parlamento egípcio, bem como de um grupo de intelectuais e cientistas iraquianos e de dezenas de grupos islâmicos, incluindo o libanês Hezbollah.

PUB

Veja o vídeo:

Al-Zaidi foi ainda condecorado com a «Ordem da Coragem» atribuída por uma instituição de solidariedade presidida pela família do líder líbio Muammar Kadafi.

O jornalista foi detido e encontra-se em paradeiro não revelado.

Receando represálias dos militares norte-americanos, a família de al-Zaidi deixou a sua casa em Bagdad e deslocou-se para casa de familiares, no interior do país.

PUB

«Ele tem um braço e costelas partidas»

O jornalista iraquiano que lançou um par de sapatos contra o Presidente norte-americano, George W. Bush, foi agredido pelos serviços de segurança do Iraque que lhe partiram um braço e costelas, acusou esta terça-feira, o irmão do detido, refere a Lusa.

«Segundo informações obtidas por agentes de segurança, Muntazer al-Zaidi encontra-se detido por iraquianos, na «zona verde» e foi agredido pelos serviços de segurança», adiantou o irmão de Muntazer al-Zaidi, Durgham, de 32 anos.

«Ele tem um braço e costelas partidas e ferimentos num olho e na perna», afirmou Durgham que não especificou se os ferimentos foram infligidos durante o interrogatório ou no momento da detenção.

A «zona verde» é o sector ultra-protegido de Bagdad onde se encontra a administração iraquiana, a representação da ONU e as embaixadas norte-americana e britânica.

A conferência de imprensa, durante a qual se registou o incidente no domingo, realizou-se no gabinete do primeiro-ministro Nuri al-Maliki, na «zona verde».

PUB

Relacionados

Últimas