Já fez LIKE no TVI Notícias?

Carne de cavalo: empresa finlandesa quer dar pratos retirados aos pobres

Relacionados

Tratam-se de cinco toneladas de «kebab»

A empresa finlandesa Pouttu anunciou, esta sexta-feira, que pediu às autoridades sanitárias autorização para entregar os produtos que retirou do mercado porque continham carne de cavalo a instituições de caridade.

A Pouttu decidiu, na quinta-feira, retirar cinco toneladas de pratos de «kebab» depois de detetar, através dos seus controlos de qualidade, vestígios de carne de cavalo em produtos cuja rotulagem mencionava outras carnes.

PUB

O presidente-executivo da empresa, Pekka Kosonen, afirmou que a ideia foi sugerida por internautas preocupados com os efeitos ambientais da incineração de toneladas de embalagens com pratos de carne.

«Pensámos que era uma boa ideia e, se as autoridades concordarem, estamos preparados para entregar as refeições a estas instituições», disse Kosonen à agência noticiosa francesa AFP.

Segundo o mesmo responsável, que assegurou não ter dúvidas sobre a origem da carne e que apenas a etiquetagem estava errada, a empresa já foi contactada por várias entidades.

«Produzimos vários pratos a partir de carne de cavalo cuja origem é o Brasil e o Canadá e temos certificados de origem dos nossos fornecedores», sublinhou.

A autoridade finlandesa de segurança alimentar, Evira, não se opôs à iniciativa.

«Se a origem da carne pode ser estabelecida e a cadeia de frio não foi interrompida, as autoridades podem, em determinadas condições, autorizar, apesar dos erros na etiquetagem do produto», disse o responsável do controlo alimentar da Evira, Kyösti Siponen.

Siponen acrescentou que, neste caso, os consumidores devem ser informados sobre o conteúdo do produto.

PUB

Relacionados

Últimas