Já fez LIKE no TVI Notícias?

Primeiro transplante de rosto em Espanha

Relacionados

França, China e EUA foram dos poucos países que já concretizaram sete intervenções desta natureza com êxito

Espanha foi um dos poucos países que viu recentemente concretizado o primeiro transplante de rosto, no hospital La Fe, de Valença, segundo o doutor Pedro Cavadas, que realizou a operação.

A intervenção cirúrgica decorreu ao longo da madrugada e esperam-se mais detalhes durante esta quarta-feira de manhã.

PUB

Uma das três pessoas, que se encontram em lista de espera para um transplante de cara, está prestes a realizar um sonho, segundo noticia o «El País».

Em Espanha, os hospitais La Fe, de Valença, Virgen del Rocío, de Sevilha, e o La Vall dHebrón, de Barcelona, são os únicos que têm autorização para realizar uma intervenção desta natureza.

Sendo uma operação muito recente, que se estendeu ao longo da madrugada, o especialista em cirurgia reconstrutiva adiantou que há que esperar pelas próximas horas para se conhecerem detalhes sobre o resultado da operação.

O processo de transplante de rosto é um procedimento demorado e cuidadoso. A fase que antecede o transplante envolve igualmente uma complicação emocional, especialmente no que toca à autorização da família do doador para permitir a intervenção.

Quanto ao risco da família poder encontrar alguém na rua igual ao familiar falecido, tal hipótese não é possível. Os tecidos ao serem implantados no paciente, adaptam-se à estrutura óssea do implantado, tomando a forma do rosto do paciente.

Até ao momento, este tipo de operação foi realizada em França, China e EUA. Após a aprovação da Comissão de Transplantes do Conselho Interterritorial do Sistema Nacional de Saúde (SNS,)Espanha concretizou, esta manhã o seu primeiro transplante de rosto.

PUB

Relacionados

Últimas