Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mães devem dar sólidos nos primeiros seis meses de vida, defende estudo

Relacionados

Estudo britânico contraria recomendações da Organização Mundial de Saúde relativamente ao aleitamento

O aleitamento exclusivo com leite materno durante os primeiros seis meses de vida não é benéfico para a criança. A tese é defendida por um estudo médico britânico divulgado na última edição do «British Medical Journal».

O estudo foi levado a cabo por uma equipa de pediatras do Instituto de Saúde Infantil do University College, de Londres. Os resultados põem em causa as directrizes das autoridades de saúde britânicas, que recomendam que os bebés só devem começar a comer alimentos sólidos a partir dos seis meses.

PUB

Os médicos responsáveis pelo estudo concordam que a introdução de papas aos quatro meses de idade pode prevenir alergias a certos alimentos e a falta de ferro.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), feita já há dez anos, vai no sentido oposto. Defende que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno durante os primeiros seis meses de vida.

A médica responsável pelo estudo agora divulgado, Mary Fewtrell, entende, por seu lado, que esta recomendação faz sentido para os países em vias de desenvolvimento, onde, em muitos casos, o acesso a água potável e a alimentos em bom estado é limitado, o que eleva o risco de morte para o recém-nascido.

Um outro estudo de 2007, norte-americano, demonstrou que o aleitamento não é suficiente para assegurar ao bebé todos os nutrientes de que ele necessita, revelando um risco de anemia (ausência de ferro) superior entre os bebés alimentados exclusivamente com leite materno ao daqueles a quem foram dadas papas aos quatro meses.

PUB

Relacionados

Últimas