Já fez LIKE no TVI Notícias?

Irão garante que «resistirá» às pressões

Ahmadinejad continua a sua visita pela América do Sul

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, garantiu quinta-feira no Equador que o seu povo resistirá às pressões cada vez maiores da comunidade internacional devido ao seu programa nuclear.

«O Ocidente decidiu exercer mais pressão sobre nós. Eles insultam o nosso país e o nosso povo. É claro que o povo iraniano resistirá», declarou o chefe de Estado iraniano numa conferência de imprensa em Quito, onde terminou quinta-feira um périplo de quatro dias por países da América Latina.

PUB

«A questão do nuclear é uma desculpa política. Todos sabem que o Irão não pretende fabricar bombas atómicas», acrescentou, salientando que o «problema com o Irão não é o seu programa nuclear, mas o seu progresso e independência».

Pronto para negociações sérias

Horas antes, o presidente do parlamento iraniano, Ali Larijani afirmou que o Irão está pronto para «negociações sérias» com as grandes potências internacionais sobre o seu dossiê nuclear, avançava a agência noticiosa oficial Irna.

Um despacho da AFP, que cita a congénere iraniana, adianta que «o Irão sempre esteve pronto para negociações com o grupo 5+1 [Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha] sobre o seu dossiê nuclear pacífico.

Estas podem resultar, se forem sérias».

PUB

Últimas