Já fez LIKE no TVI Notícias?

Venezuela: posse de Chávez cria apreensão e incerteza

Relacionados

Cerimónia de tomada de posse para novo mandato está agendada para quinta-feira

A Venezuela entra esta segunda-feira numa semana que ameaça pôr o país na inédita situação de ter que definir judicialmente quem tem de chefiar o governo.

Na origem desta polémica está a incerteza sobre a presença do presidente Hugo Chávez na cerimónia de tomada de posse do seu novo mandato - por razões de saúde - na quinta-feira, dia 10 de janeiro.

PUB

O Governo e a oposição têm interpretações diferentes de como proceder caso Chávez não seja empossado para o mandato até 2019, para o qual foi eleito em outubro.

Desde o passado 10 de dezembro, dia e que Chávez chegou a Cuba para ser operado, que não se fala de outra coisa. As dúvidas são muitas e a Venezuela está praticamente em estado de coma, como o seu presidente. Completamente paralizada.

Não se sabe o que vai acontecer na quinta-feira, caso Chávez não apareça. O vice-presidente, Nicolas Maduro, já veio explicar que não vai acontecer nada, porque seria apenas uma formalidade que agora não faz sentido. O Governo argumenta que não há dúvidas quem venceu as últimas eleições, por isso o assunto é um não assunto.

Enquanto isso, a propaganda do Governo trabalha para convencer o povo e difunde em repetição na televisão estatal um vídeo de apoio ao presidente. #YoSoyChávez surge ao estilo Obama, num tom mobilizador, com a imagem de Chávez a ser comparada a Simón Bolivar, Marx, Lincoln, Mandela ou John Lennon e com mensagens de apoio vindas de todo o mundo.

PUB

Relacionados

Últimas